quarta-feira, 16 de junho de 2010

Historia

Próxima prova -> 25 / 11

Na idade média.
-V até XV
-Pensamento religioso contra pensamento humanista
-Tudo depende da vontade divina.

Pensamento humanista.
-Uso da razão
-Tudo tem que ser comprovado.
-Cálculos e experimentos.
- Sistema heliocêntrico
-Oposição ao pensamento de que a terra era o centro do universo
-A terra era apenas mais um planeta girando em volta do sol. -> (Confirmado por Galileu Galilei) -> ( Isso foi confirmado por causa da invenção do Telescópio. )

Uma arte renovada.
-Século XV _ Profunda renovação nas artes plásticas.
-Inspiração nas criações greco-romanas.
-Uso da Perspectiva: três dimensões.
-Conhecimentos matemáticos.
Principais artistas e suas obras:
-Leonardo da vinci = Monalisa.
-Michelangelo = Pintura da capela sistina ( Vaticano ).

Capítulo 2 - Como se vivia na época dos castelos fortificados ?
  • Nos séculos V ao XV, a história ficou conhecida como idade média.
  • Esse período ficou marcado pelas grandes invasões, chamados de bárbaros pelos romanos.
  • Nos séculos VII e IX. os vikings fragmentaram ainda mais a Europa.
  • A península ibérica foi invadida por muçulmanos.
  • Contato com outros povos = fusão de costumes e valores.
  • Fortalecimento do exército do senhor feudal ( NOBRE )
  • Fortalecimento do feudo - descentralização do poder.
  • Fortalecimento do cristianismo.
Servos-
Todo trabalho no feudo era feito pelos camponeses ( servos )
Principais obrigações dos servos :
  • Corveia - cuidar da terra do senhor feudal
  • Talha - entregar ao senhor parte da produção: ( cereais , ovos , leite , lã , etc. )
  • Banalidades - pagamentos pelo uso das instalações do feudo = forno , moinho , etc.
  • -> Os servos eram presos a terra - mas não eram escravos.
Sociedade Feudal



A igreja e o pensamento medieval

  • Na idade média, o pensamento foi marcado por grande religiosidade.
Capítulo 7
Crescimento Populacional

  • Com o fim das invasões bárbaras e o desenvolvimento de novas técnicas agrícolas, aconteceram o crescimento populacional - a partir do século XI
  • Criação do arado, moinho,, sistema trienal.
  • Uso de adubos.
Cruzadas

1095, o PAPA urbano II convoca os cristãos para lutarem contra os muçulmanos e recuperar a terra santa ( jerusalém ).

Renascimento Urbano

- Do século V ao X , as cidades estavam vazias.
- A partir do século XI, as pessoas voltam a habitar as cidades atraídos pelos camponeses e mercadores que iam até lá vender os seus produtos ( excedentes )



Grandes navegações

I) O pioneirismo português ( página 142 ).

Os portugueses dominaram os ceutas em 1415 achando que iriam dominar o comércio de produtos que vinham da Ásia, porém os Árabes fornecedores mudaram a rota comercial, sendo assim, Portugal precisou ir navegar em alto mar, procurando um novo caminho para as índias.
Os portugueses se baseavam pelo mapa do geógrafo e astrônomo Ptolomeu ( representado acima ) século II, e também nos portulanos, ou seja, mapas que se assinalavam os portos mais seguros.
Para navegação os portugueses desenvolveram as caravelas ( barcos menores e com velas latinas, ou seja, triangulares). Sendo menores tinham menor custo, facilitavam manobras e viajavam com ventos desfavoráveis, além de serem equipadas com canhões, para domínios territoriais.
No inicio do século XV, Portugal possui um Rei forte ( D. Henrique ), uma burguesia aliada ao rei e paz interna, o que favorecia, Portugal tornar-se o primeiro estado nação e grande detentor de conhecimentos para as grandes navegações.

II) Portugal e Espanha cruzam o Atlântico.

Com as grandes navegações, Portugal chega ao Rio Senegal em 1444, onde capturou escravos, gerando um comércio lucrativo na Europa e fundando feitorias, entrepostos comerciais fortificados.

Capítulo 2-> Como se vivia na época dos castelos fortificados?

I ) A descentralização do poder real.
Frase: A baixa idade média foi um período de muitas guerras, aonde o rei teve necessidade de adquirir segurança, sendo assim ele começou a doar muitas terras ( feudos: símbolo de poder ) para seus guerreiros, transmitindo o poder para os senhores feudais.
II ) Aqueles que combatem: a nobreza guerreira.
Frase: A nobreza guerreira são cavaleiros que possuem um cavalo, uma espada e um feudo. Mas a partir do século X foi transmitido hereditariamente os feudos.
III )Os que trabalham: Os servos.
Frase: Os servos podem ser livres ou escravos e os que trabalham no feudo são camponeses que recebem uma parte de terra do senhor feudal e são obrigados a corvéia, a talha e as banalidades.
IX ) A igreja e o pensamento medieval.

Frase: Para a igreja na época medieval Deus dividiu a sociedade em 3 partes, os que rezam e que deveriam ser celibatários, os que trabalham, os servos sendo que o senhor feudal e trabalhadores tem que pagar o dízimo.

Capítulo 7-> O que levou a Europa feudal a reativar o Comércio?

I-II-III)A igreja obrigava os habitantes da Europa a aceitar a cruz então as guerras diminuiram favorecendo a redução das mortes. Com isso as cidades urbanas foram crescendo favorecendo o comércio.

Capítulo 8-> Por que se construíram tantas igrejas na Idade Média?

I-II) As igrejas foram construídas com o objetivo de caber mais pessoas uma vez que as cruzadas favoreceram o crescimento do cristianismo sendo necessário assim mudanças da arquitetura romana para a gótica, com isso a igreja demonstrava seu poder.
Parte desse poder a igreja detinha não só nas construções mas também no monopólio de ensino desde o ensino básico até o nível superior, está ultima adquirindo independência no século X.

Capítulo 9 -> Como era a vida no Portugal medieval ?
I) Formação de portugal: de feudo a reino.
Grande parte da península ibérica estava dominada pelos muçulmanos. Foi somente a partir do século XI que as cruzadas contra os mouros começaram a fazer sucesso. Afonso Henriques lutou e conquistou lisboa, capital de portugal, o rei tratou de incentivar o povoamento das terras. Emeados do século XIII, portugal estava totalmente formado e era governado por um rei forte.

II) Comércio próspero, lavoura decadente.
As cidades de lisboa e do porto tornaram-se importantes centros mercantis. O comércio enriqueceu os burgueses. O comércio externo estava baseado nos produtos provedores da agricultura. Explorado pelos nobres e cansados da dureza do seu trabalho, muitos lavradores estimularam os filhos a aprender um ofício nas cidades. Outros tantos abandonaram o campo para procurar pequenas habitações nas cidades, provocando a falta de mão-de-obra na lavoura. Essa situação agravou-se com a peste negra que matou um terço da população europeia, ficou mais difícil conseguir trabalhadores. Assim, os comerciantes começaram a importar trigo, centeio e outros produtos agrícolas.


III) A Revolução de Avis e o comércio português.

A Revolução de Avis foi a disputa pelo trono português tanto do rei de Castela quanto do seu meio-irmão João, "Mestre de Avis" A aliança entre o rei e a burguesia reanimou o comércio marítimo português. Os comerciantes pressionaram o rei para tomar celta e assim comprar as mercadorias diretamente na cidade. As caravanas arabés deixaram de passar em celta , a cidade perdeu sua importância mais os portugueses não desistiram, procuraram atingir outros locais onde pudessem obter ouro e mercadorias. Começavam as grandes navegações.

Capítulo 10 -> O que provocou a expansão comercial e marítima europeia ?
I) O pioneirismo português.
Os portugueses já tinham experiência em navegação. A posição geográfica do país ( voltado para o oceano ) também favorecia a navegação. Eles conheciam a bussula e o astrolábio. Os navegadores orientavam-se pelos mapas de Ptolomeu. Os portugueses aperfeiçoaram um tipo de embarcação especial: a caravela. Os portugueses usufruíram de uma situação política estável. Nenhum outro reino europeu possuía essas condições na época, fundamentais para que Portugal fosse o primeiro país a se lançar às grandes navegações.

II) Portugal e Espanha cruzam o Atlântico
Os reis da Espanha também se lançaram às grandes navegações. As viagens de colombo provocaram desavenças entre os reis de portugal e Espanha. Ambos afirmavam ter direitos sobre as terras que fossem descobertas. A questão foi resolvida com o Tratado de Tordesilhas que dividia o mundo entre dois países. As viagens oceânicas prosseguiram com Vasco da Gama que chegou às índias e Álvares Cabral que chegou no Brasil.

III) uma nova visão de mundo
Os descobrimentos iniciados pelos portugueses provocaram profundas transformações na mentalidade europeia. Ampliou-se o conhecimento de Geografia, física e outras. As navegações e as descobertas também estimularam a observação, a classificação e a anotação sistemática de informações de todo o tipo. Esses estudos mudaram a mentalidade europeia. Ja não se tentava explicar o mundo e seus fenômenos apenas pela fé ou vontade de Deus.

Capítulo 11-> como foi o início da colonização europeia na américa


Capítulo 13-> Houve um renascimento da cultura na Europa.

I ) O pensamento humanista.
Os humanistas não eram ateus e sim cristãos que desejavam reinterpretar as mensagens bíblicas, muitos foram perseguidos, exilados ou condenados à morte por suas ideias, como foi o caso do filósofo italiano Giordano Bruno, condenado á morte na fogueira em 1600.
II ) Nasce a ciência experimental .
A verdade baseava-se na fé e na tradição , tudo estava relacionado com a vontade de Deus. Os humanistas não aceitaram essa atitude. Usaram a razão para conhecer e explicar os fenômenos naturais. Por basearem suas observações em cálculos e experimentos , deram origem a " ciência experimental ".
III ) À procura das leis Universais.
Buscava-se conhecer as leis que regem a sociedade e o cosmo. Observar, experimentas, rezar, medir e anotar os resultados tornaram-se procedimentos comuns na pesquisa e levaram ao aperfeiçoamento dos cálculos matemáticos. Newton elaborou a lei da gravidade.
IX ) Uma arte renovada.
O renascimento surgiu na itália com novas técnicas e novo estilo. Os artistas exploraram temas da mitologia, imitaram as formas da arquitetura greco-romana, inventaram a perspectiva e aprimoraram o naturalismo, usando novos conhecimentos de outras ciências. Além de serem antropocentristas ( homem no centro do universo ) , valorizavam a figura do homem.
Capítulo 14-> Por que o cristianismo ocidental se dividiu?

I ) A crise da Igreja católica
A igreja vendia indulgências, autorizava a venda de cargos da igreja, cobrava tachas. Lutero questionava essas praticas da igreja católica, foi expulso da igreja e assim fundou uma nova religião: o luteranismo. Traduziu a Bíblia, tornando o texto sagrado acessível ao povo.
II ) O protestantismo.
O luteranismo eliminou o culto aos santos, conservou apenas dois sacramentos: o batismo e a eucaristia. Era constituída por um pastor e proporcionava ao povo o acesso direto aos ensinamentos Bíblicos. O calvinismo defendia a predestinação, valorizava o trabalho e justificava as atividades da burguesia. Pregava uma vida puritana e disciplinada, portanto, favorecia a cumulação da igreja. Anglicanismo: o rei Henrique VIII rompeu com a igreja católica fundando o anglicanismo. A riqueza e bens da igreja, a influencia que ela exercia sobre a população e a recuza do papa ao seu pedido de divorcio foram as causas dessa ruptura. Essa religião concervou parte da doutrina católica, passou a ser celebrado em inglês, admitiu o divorcio e manteve a hierarquia do Clero.
A divisão do cristianismo em novas igrejas chamou-se de reforma.
III ) A reforma católica.
Capítulo 15 -> Quem governava o estado moderno ?
I) Absolutismo: " o estado sou eu ".
Sistema político forte, pessoal e sem leis restritivas ao poder real. O rei absolutista era considerado o representante de Deus na terra, isso justificava a sua autoridade absoluta.
II) A monarquia parlamentar inglesa.
As medidas absolutista dos reis provocaram a oposição de nobres e burgueses que compunhão o parlamento, Oliver Cromwell assumiu o poder e proclamou a república. Após a morte de Cromwell o país voltou ao regime absolutista. Ocorreu uma nova rebelião dos parlamentares denominada a revolução gloriosa. Foi instaurada a declaração de direitos que limitava o poder do rei e dava mais direitos ao parlamento. A consolidação da monarquia parlamentar fortaleceu a burguesia inglesa permitindo-lhe participar das decisões políticas.
III) A sociedade no período absolutista
Era uma sociedade desigual. O clero vivia com muito luxo. Os nobres viviam na corte, eram favorecidos pelo rei, não pagavam impostos. O restante da população era heterogêneo, incluia, camponeses, artesãos, burgueses, comerciantes. A maioria do povo vivia em condições miserável, especialmente na área rural.
IX) Receita para acumular riqueza
O metalismo era a acumulação de metais preciosos. Balança comercial favorável , ou seja , incentivar a exportação e desestimular a importação. Possuir e explorar colônias através da criação da companhia do comércio, monopólio do comércio colonial. Esse conjunto de medidas intervencionistas e protecionistas que regulavam a economia européia chamou-se de mercantilismo.

Capítulo 16 -> Como o Brasil e a África enriqueciam portugal ?


I) Lavoura canavieira
Em quase todas as capitanias, implantaram-se canaviais e engenhos, mais muitos fracassaram porque os custos para se instalar eram altos. O engenho compreendia as maquinas, moendas, vasilhas de cobre, fornalhas. Além de trabalharem pessoas especializadas. Poucos colonos possuíam capital para montar um engenho. A maioria ocupava-se apenas do plantio da cana.
II) O reinado do açúcar
O comércio colonial rendia muito aos cofres da coroa, devido ao pacto colonial. A cana-de-açúcar estimulou outras atividades econômicas no Brasil, por exemplo: a pecuária, a lavoura de tabaco e a plantação de gêneros de subsistência.
III) A África e o comércio de escravos
Os negros africanos tinham mais vantagem do que os indígenas para serem escravos: os negros tinham menos chance de fugir, pois desconheciam a língua, e o lugar para onde eram levados, os portugueses podiam estabelecer relações pacificas com os indígenas e livrar-se dos seus ataques. a escravidão era um costume muito antigo, os prisioneiros de guerra eram escravizados incorporados as familias do grupo que os capturou aumentando sua força de trabalho.
IV) A vida do escravo no Brasil
O Brasil foi um país escravista. Eram os escravos que realizavam quase todo o trabalho: na lavoura, nas casas, na exploração mineira, nos serviços urbanos, etc. Os escravos reagiram de diversas formas a escravidão: com vinganças contra feitores, sabotagens, revoltas, e fugas. Os que conseguiam fugir formavam quilombos, o maior deles foi o quilombo dos palmares.

Capítulo 17-> Um só rei para Portugal e Espanha: Como ficou o Brasil ?

I) União Ibérica: Ataques ao Brasil
Com a morte do rei de Portugal, dom Sebastião, rei de portugal, o sei herdeiro direto era Felipe II , rei da espanha, começava a união Ibérica, o rei da espanha governaria Portugal. Portugal herdou os inimigos da Espanha e o Brasil foi alvo de ataques, de contrabandistas e invasores. A ocupação do Amazonas ocorreu nessa época, graças as drogas do sertão ( canela, cravo, cacau, pimenta, etc. ), além dos franceses terem invadidos o maranhão.
II) O Brasil Holandes
Portugal e Holanda mantinham importantes acordos comerciais, relacionados a lavoura canavieira. Com a união Ibérica, essa aliança foi rompida , os Holandeses fundaram a companhia das Indias ocidentais, que organizou uma esquadra para invadir o Brasil. A companhia nomeou Mauricio de Nasal para governar a colônia Holandesa no Brasil. O novo governante ganhou a confiaça da população: financiava creditos, reduzia impostos, desenvolveu a cidade, etc.
III) A restauração Portuguesa e a expulsão dos Holandeses
Portugal estava com dificuldades financeiras, Dom João procurou um aliado forte que ajuda-se com empréstimos altos. O governo Inglês aproveitou-se da situação para exigir vantagens comerciais de Portugal e suas colônias. Os Holandeses foram expulsos do Brasil em combates sangrentos, assim foram obrigados a se render.
IV) Em busca de gente e de ouro
Os bandeirantes procuravam e aprisionavam indígenas que eram vendidos como escravos. Quando os indigenas deixaram de ter tanto valor. Os bandeirantes passaram então, a ser contratados por fazendeiros para combater indígenas rebeldes e destruir redutos de negros fugitivos. Por fim, os bandeirantes passaram a preucuram ouro, prata e pedras preciosas.

Capítulo 18 -. Que mudanças o ouro provocou no Brasil colonial ?


I) A corrida do ouro
A decadência da lavoura canavieira nordestina e a crise econômica financeira da metrópole necessitava da descoberta de riquezas mineiras. O garimpo não necessitava de grandes investimentos, nem de muita mão de obra. A mineiração atraiu milhares de pessoas para Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
II) Renda garantida para metrópole
Numerosos decretos reais controlovam e fiscalizavam as atividades e as pessoas da região das minas. Dois impostos foram os mais importantes: o quinto, a coroa ficava com um quinto ( 20 % ) de todo o ouro e diamante extraido, e a captação, que era uma taxa de aproximadamente 17 gramas de ouro, cobrada pela propriedade de cada escravo. A descoberta de uma mina deveria ser comunicada as autoridades. Um funcionário dividia o terreno em pequenos lotes chamados datas.
III) Controle e repressão
A rígida fiscalização da metrópole sobre a mineração provocou descontentamento e revoltas. A mais seria delas ocorreu em vila rica. Um grupo de homens convocou o povo a se rebelar contra as medidas impostas a Portugal e a exigir o fim das casas de fundição. Os lideres da revolta foram presos e suas casas incendiadas. Filipe dos Santos foi enforcado e esquartejado e pendurado nos postes de Vila Rica. O funcionamento das casas de fundição ficou suspenso por dois anos.
IV) Efeitos da mineração
Com a mineração, o numero maior de pessoas passou a dispor de dinheiro, o que possibilitou o desenvolvimento do comércio do Brasil. Nas cidades mineiras surgiram diversos trabalhadores livres, como carpinteiros, alfaiates, sapateiros, pintores e outros profissionais. Muitos eram ex escravos alforriados ou que haviam comprado sua liberdade. Advogados, padres, funcionarios publicos, militares também compunham a sociedade mineira. O ouro pagava os seus serviços.




Matérias do caderno.


Página 15

Ocidental | Oriental
|
Roma | Constantinopla
Saqueado pelos bárbaros | Manteve-se a salvo
Descentralizado reinos bárbaros | Centralizado Império Romano
Pouco cristianizado | Surgiu a Igreja Católica ( 313 )
Cidades praticamente desapareceram | Cidades Prosperam
Comércio decadente | Prosperidade comercial
Ruralização | Maior urbanização
Amonetária ( sem dinheiro ) | Monetária

Doc 1
- Justiniano submeteu o sul da península ibérica, península itálica, norte da África.
- Com essa extensão o império aumentou riquezas e importadas.
- Os mosaicos se encontram em constantinopla, capital do Império Bizantino.

Doc 2
- Os trajes imperiais são bem de corados e cheio de riquezas, já que o de cristo é bem simples com muitos poucos detalhes.
- o que representa o caráter sagrado do imperador e sua mulher são as aureolas.


Atividades

1- O império Bizantino foi originado da fragmentação do Império Romano do Ocidente, concentrado no Oriente.

2- O império Bizantino era considerado do exército, senado e representante de Deus na terra. O imperador era uma autoridade absoluta, tinha decisões políticas, militares, religiosas e econômicas. Era autocrático e teocrático.

3- O primeiro apogeu: foi durante as conquistas de Justiniano. O segundo foi quando Constantinopla tornou-se comercial.

O feudalismo

Idade média, um período de aproximadamente mil anos ( 475 - 1492 aproximadamente )

A. Poder dividido, descentralizado, onde cada região possuía seu próprio governante.

B. Poder de senhores feudais, ou nobreza.

C. A nobreza era dividida em:
- Suseranos ( donos das terras )
- Vassalos ( recebiam terras, prometendo fidelidade e proteção ).

D. O papa ( Igreja ) era a única autoridade geral.

E. A terra era a única fonte de riqueza_Produção artesanal.

F. Economia de trocas ( sem dinheiro, amonetário )

G. Três classes sociais:
- Nobreza -> guerreiros, donos das terras.
- Clero -> padres, donos das terras.
- Servos -> agricultores, artesões sem posse.

H. Economia, auto-suficiente ( produção necessária a sobrevivência, sem a produção de excedentes ( sobras )).

I. O comércio praticamente não existe.

J. A igreja católica dominava intectualmente toda a cidade.

O islamismo

Uma das maiorias religiões monoteísta ( um só Deus )

Deus único - Alá
Profeta - Mohamed / Maomé.
Cidade sagrada - Meca
Livro sagrado - Alcorão
Período de origem - 622 a 632 d.c

A religião de origem é a antiga Pérsia ( oriente Médio ) especificamente na Arabia Saudita, onde o profeta atuou. Um rico comerciante tem a " visão " que deveria pregar a mensagem de um Deus único. Automaticamente, passou a ser perseguido por líderes religiosos politeísta, gerando a fuga de maomé entra as cidades da Árabia Saudita. Tal fuga ou perseguição ficou conhecida como Hégira. Durante este período, Maomé reuniu seguidores em caravanas em um pequeno exército, que entra triunfante em Meca, por volta 632 d.c. Durante esta entrada, os ídolos pagãos da caaba são destruídos e substituídos por uma pedra que teria sido enviado por Deus aos homens.

Jihad

Após a morte de maomet, a nova religião se divide em duas facções: xiitas, seguidores ortodoxos do profeta e sunitas, que diminuem a ortodoxia. Os sucessores do profeta ( califas ) iniciam uma expansão de caráter militar e religioso denominada Jihad ( guerra santa ) que visava subordinar os infiéis á nova religião. Durante tal expansão, em cerca de quinhentos anos, os islâmicos subordinaram a Pérsia e o oriente Médio, Constantinopla resiste, Armênia e parte da Ásia, o norte da África todo, chagando aos limites invadindo os territórios da Espanha e Portugal.




Vocabulário

Quinto -> Quinta parte das riquezas mineiras extraídas pelos colonizadores.
Mita -> Obrigações que os indígenas tinham para com os colonizadores.

Questionário
Capítulo 10
1) Qual o objetivo da expansão marítima européia ?

2) Durante a navegação que iniciou no dia 03 de agosto de 1492, descreva em forma de síntese o que ocorreu nos dias:
- 17.09.1492 ->
- 10.10.1492 ->
- 11 .10.1492 ->
- 13.10.1492 ->
3) Porque a tomada de CEUTA, em 1415, não favoreceu a Portugal os acessos às riquezas orientais ? Qual foi a decisão de Portugal diante do fato acima ?

4) O que as velas triangulares favoreciam às caravelas ?

5) Quais as vantagens das caravelas ?

6) Quais os fatores que favoreceram as grandes navegações no início do século XV ?

7) Porque o Rio Senegal era chamado de " Rio do Ouro " ?

8) Quando Cristovão Colombo chegou à América Central ?

9) O que foi o tratado de Tordesilhas ?

10) Porque a partir das navegações dos países Ibéricos, o mundo passou a ser visto de forma diferente ?

Capítulo 11

11) Qual foi a decisão da Espanhol Hernãn Cortez ao chegar nas costas do México em fevereiro de 1519 ?

12) A partir de quando o Império Inca no Perú começou a ser conquistado ?

13) Quantos habitantes haviam nos Impérios Astecas e Incas no início da colonização Espanhola?

14) Quais as riquezas existentes na:
Bolívia ->
México ->
Cuba ->

15) Porque o " quinto ", foi a principal fonte de renda dos reis espanhóis ?

16) O que era a " INCOMIENDA " ?

17) Qual a importância da " MITA " para os espanhóis ?

18) Quantos indígenas existiam no Brasil e como era a sua organização social ?

19) O que era e qual a importância do Pau Brasil para os portugueses ?

20) O que é:
Escambo ->
Feitorias ->

Capítulo 12

21) Porque Portugal decidiu ocupar o Brasil ?

22) Entre 1500 e 1530, qual o interesse de Portugal no Brasil ?
23) O que foi as " SESMARIAS " ?

24) O que foram as Capitanias Hereditárias ?Quais as Capitanias Hereditárias deram certo e porque ?

25) Que relação os jesuítas procuravam ter com os indígenas ?

26) O que foi a " Guerra Justa " ?

27) Quais as doenças mais comuns, foram responsáveis pelo extermínio da população indígena ?

Respostas

1) Buscar ouro e prata, obter especiarias e produtos de luxo a preços baixos.

2)

- 17.09.1492 -> Navegou na rota Oeste.
- 10.10.1492 -> Navegou para Oeste e Sudoeste.
- 11 .10.1492 -> Navegou para Oeste e Sudoeste.
- 13.10.1492 -> Chegaram.

3) Porque os Muçulmanos mudaram suas rotas de comércio, Portugal começou as grandes navegações para achar o caminho para as Índias.

4) Favoreciam manobras em alto mar, que permitiam navegar mesmo com ventos desfavoráveis.

5) Elas eram menores, mais rápidas, facilitando manobras no mar, o custo era menor e exigia menor número de pessoas.

6) A estabilidade política, rei com autoridade sobre todo o país, uma burguesia atuante e aliada ao rei.

7) Porque é um local de capturas de escravos africanos para ser vendidos a Europa.

8) 12 de outubro de 1492

9) Foi um Tratado entre o rei de Portugal e o rei da Espanha criando um Meriidiano dividindo a América.

10) Porque a partir das grandes navegações passamos a ter conhecimento de como realmente é o globo.

Capítulo 11
11) Matou o Rei Asteca e colocou parte da população como escravos.

12) A partir d 1532.

13) 30 milhões.

14)
Bolívia -> prata
México -> ouro
Cuba -> cobre.

15) Porque eles receberam muito com isso.

16) Concessão dada pelo rei ao colonizador de utilizar o Índio com mão de obra escrava.

17) Tinham mão de obra gratuita.

18) Cerca de 5 milhões de Índios com organização social em geral igualitárias, sem divisões sociais e distinção de ricos e pobres.

19) Uma árvore encontrada no litoral Brasileiro na época da colonização de Portugal que favorece na tinta vermelha para tingir tecidos.

20) Escambo -> Trocas de produtos.
Feitorias -> Fortes para proteger a materia prima.

Capítulo 12

21) Aqui tinha riquezas naturais e o comércio na Europa necessitava de nossos produtos.

22) Retirar o Pau Brasil.

23) São pedaços de terras dado pelo rei ao colonizador.

24) São 15 faixas de terras dentro do Brasil, elas são Pernambuco e São Vicente, porque foram fortificados.

25) Catequização do Índio.

26) Guerras contra os Índias que não quiseram ser catequizados.

27) O sarampo, a varíola, a malária e a febre amarela.

Outro questionário:

HISTÓRIA

REVISÃO PARA PROVA

CAPÍTULO 10 – TEMPOS DE CONFRONTO

QUESTIONÁRIO:

1ª QUESTÃO:

Explique qual é a importância da cidade de Ceuta para os portugueses em 1415.

R= A cidade de Ceuta representava um importante centro comercial de produtos asiáticos para a Europa, porém, os mulçumanos cobravam preços elevados de Portugal. Para Portugal dominar este comércio, invadiu a cidade, porém os árabes mudaram a rota comercial forçando Portugal a procurar um novo caminho para as Índias.

2ª QUESTÃO:

Os navegadores portugueses se orientavam pelos mapas de:

R= Ptolomeu.

3ª QUESTÃO:

Explique o que eram os portulanos.

R= Mapas com demarcações dos portos.

4ª QUESTÃO:

Explique a importância das caravelas e das velas triangulares.

R= As caravelas eram pequenas e facilitavam manobras no mar e as velas triangulares ou latinas, favoreciam navegar ao contrário do vento.

5ª QUESTÃO:

Cite 03 características que os portugueses usufruíam para as grandes navegações do início do século XV.

  • O Rei era forte e tinha domínio territorial.
  • A burguesia era aliada ao Rei.
  • Havia paz em Portugal.

6ª QUESTÃO:

Explique por que o Rio Senegal era chamado o Rio do ouro.

R = Esse Rio levava a regiões onde os portugueses capturavam negros para serem escravos na Europa.

7ª QUESTÃO:

Explique o que eram as feitorias.

R = Entrepostos comerciais normalmente fortificadas no litoral africano.

8ª QUESTÃO;

Cite quem teria chagado primeiro à América e quando.

R = Os espanhóis em 1492.

9ª QUESTÃO:

O que foi o Tratado de Tordesilhas?

Foi um tratado entre Portugal e Espanha que dividia as terras da América e Mundo em áreas de influência da Espanha e Portugal.

10ª QUESTÃO:

Quando os portugueses chegaram à cidade de Calicute na Índia?

R = Em 1498.

11ª QUESTÃO:

Por que Portugal chegou ao Brasil em 1500?

R = Para dominar suas terras definidas pelo Tratado de Tordesilhas.

12ª QUESTÃO:

Quem dominava os estudos de Geografia e Astronomia no final do séc. XIV?

R = Os mulçumanos.

13ª QUESTÃO:

Quais os países detiveram o domínio dos mares durante grande parte do século XVI?

  • Os países Ibéricos.
  • Inglaterra.
  • França.
  • Holanda.

14ª QUESTÃO:

Cite os Continentes onde os portugueses estabeleceram colônias.

  • América.
  • África.
  • Ásia.

15ª QUESTÃO:

Antes das grandes navegações, quais as idéias os portugueses tinham da Zona Equatorial e o Oceano Índico?

Zona Equatorial: Era uma zona impossível viver, pois era uma área de elevada temperatura.

Oceano Índico: Acreditavam que o Oceano Índico era um mar fechado.

16ª QUESTÃO:

Como as Grandes Navegações abriram caminho para o nascimento da idéia planetária de “Humanidade”?

Com as Grandes navegações ocorreu o contato direto com diversas civilizações, algumas muito antigas e complexas, como as da China e da Índia e com culturas tão diferentes, como as da América, da África e da Oceania.

17ª QUESTÃO:

Cite 02 pontos negativos da expansão européia.

  • Desaparecimento de muitas etnias e civilizações.
  • Transmissão de doenças.

18ª QUESTÃO:

Cite 03 pontos positivos da expansão européia.

  • Estudos de correntes marítimas, massas de ar e direção dos ventos.
  • Anotações sistemáticas de informações de todos os tipos.
  • Passou a explicar fenômenos cientificamente e não somente pela fé.

CAPÍTULO 15

ABSOLUTISMO : O ESTADO SOU EU

19ª QUESTÃO:

Como surgiram os reinos centralizados sob Estados Nacionais?

R= Desde o século XIII (Idade Média), os reis europeus vinham conquistando cada vez mais poderes, eliminando os feudos e reduzindo o poder dos nobres e do clero.

20ª QUESTÃO:

Como se dava a relação comercial do Rei com a Burguesia?

R= Os Reis tomavam medidas que favoreciam as atividades econômicas dos burgueses. Em troca, os burgueses pagavam os impostos ao Rei, que permitiram aos reis e montar exércitos permanentes e fiéis.

21ª QUESTÃO:

Conceitue os termos abaixo:

a) Absoluto: Sem limite, total.

b) Adular: Elogiar em excesso, bajular.

c) Sacrilégio: Desrespeito grave a pessoa ou a um objeto sagrado.

22ª QUESTÃO:

O que era o absolutismo?

R = Era uma forma de governar onde o Rei detinha o poder absoluto. Somente ele poderia legislar, governar, administrar a justiça e comandar o exército.

23ª QUESTÃO:

Como o Rei absolutista impunha respeito a sua autoridade?

R = Por meio da força militar e da cobrança de impostos, valia-se também da “teoria do direito divino”.

24ª QUESTÃO:

Qual a religião que povo poderia ter em um regime absolutista?

R = A que o Rei definir.

25ª QUESTÃO:

O que caracterizou o regime absolutista?

R = Pela intolerância religiosa e pelas violentas perseguições a quem se opunha a religião do Rei.

26ª QUESTÃO:

Quem eram os formadores da corte real?

R = Numerosos nobres, sempre dispostos a adular o rei em troca de privilégios e de uma vida cheia de prazeres.

27ª QUESTÃO:

Como o rei favorecia a alta burguesia?

R = Com garantias, exclusividades e proteção aos negócios. Arrendava-lhe a cobrança de impostos e vendia-lhe títulos de nobrezas.

28ª QUESTÃO:

Quais os países da Europa tinham o regime absolutista?

R= França, Espanha e Portugal.

29ª QUESTÃO:

O que era o metalismo?

R = Uma corrente econômica que defendia a idéia do país de acumular dinheiro e metais preciosos.

30ª QUESTÃO:

Quais foram as duas maneiras que o Rei adotou para promover a acumulação de metais?

  • Manter a balança comercial favorável, ou seja, estimular as exportações e desestimular as importações.
  • Explorar colônias.

31ª QUESTÃO:

O que as colônias forneciam para as metrópoles?

R = Fornecedores de metais preciosos e de produtos necessários a economia européia.

32ª QUESTÃO:

Quais foram as medidas adotadas pelas metrópoles para que as colônias dessem lucros?

  • Criação das Companhias de Comércio que garantiriam aos comerciantes e banqueiros a exploração de uma colônia.
  • Proibição ás colônias de produzirem mercadorias que eram produzidas pelas metrópoles.
  • Obrigatoriedade dos colonos de fazer comércio somente com a metrópole.

33ª QUESTÃO:

O que foi o mercantilismo?

Conjunto de medidas de intervenção e de proteção que regulavam a economia mercantil.

4 comentários:

  1. Raiany, li algumas postagens suas, parabéns!!! Está convidada a dar pitacos no meu blog! rsrs Sou professora de História e.. posso surrupiar algumas coisas suas? Se cuida, Ana

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  2. Claro que pode Ana , só manter o contato , o que você achar que deve fazer alguma modificação só comentar.

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